sábado, 4 de agosto de 2012

MISSÕES NA EBD




IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM PERNAMBUCO
SUPERINTENDÊNCIA DAS ESCOLAS BÍBLICAS DOMINICAIS
DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL

FORMAÇÃO CONTINUADA – AGOSTO 2012
 MISSÕES NA EBD


“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
(Marcos 16.15)

            Missões continua sendo a principal tarefa da igreja (Mateus 28.19). O Departamento Infanto-Juvenil não pode se omitir diante da grande “seara infantil”. Todos são convocados a cumprir a ordem dada por Jesus em anunciar as boas novas da salvação!
            O desejo de Deus é que o mundo seja evangelizado! Para isso, faz-se necessário transmitir a visão de que agora a criança faz parte da igreja do Senhor e como cristã precisa aprender a Palavra de Deus, ter uma vida de oração e desenvolver um comportamento que reflita a sua nova vida em Cristo (Cl 1.10). A forma mais eficiente de mostrar que somos novas criaturas é através do nosso comportamento e do nosso serviço (II Co 5.17).

I - EU POSSO FAZER MISSÕES
            Muitas vezes ao ensinar Missões as nossas crianças, falamos apenas das coisas que são fáceis de se observar em outra cultura, como: língua, vestimenta, comida.... Precisamos levar as crianças a verem o mundo através das “lentes de Deus”. Precisamos orientá-las de que estas pessoas vivem no pecado e se não forem alcançadas com a salvação em Jesus, terão uma vida eterna longe de Deus. É preciso que a criança conheça os benefícios do céu. E se sensibilize pelas almas dos perdidos. Elas precisam amar estas pessoas e desejar alcançá-las com a Salvação. O sentimento é de urgência em motivar as crianças a se interessarem por missões, pois não acreditamos que elas precisem esperar até 30 ou 40 anos de idade para fazer uma grande contribuição para o Reino de Deus -  Evangelizar.
II - UMA MISSÃO NOVA
            A criança salva aprecia conhecer o plano de Deus para a sua vida e, como orientadores cristãos, temos o grande privilégio em transmitir-lhes informações dotrabalho missionário desafiando-a para se envolver plenamente com missões.


3.1 O que é missão?
            É uma tarefa específica, e como filhos de Deus, somos comissionados a comunicar a sua mensagem aos que não a conhecem (Jo 20.21).
            O Senhor Jesus disse: “Não fostes vós que me escolhestes a Mim, antes eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos e vosso fruto  permaneça” – (Jo 15:16).                    
            A criança salva tem a vida inteira para servir ao Senhor, e sendo bem orientada, cedo poderá participar do plano de Deus para a salvação da humanidade.
3.2 Base Bíblica
            Porque todo aquele que invocar o Senhor, será salvo. Como porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10: 13,14).
            É tempo de conscientizar as nossas crianças da obra que Deus nos confia em  falar de Jesus aproveitando todas as oportunidades.

IV - VISÃO MISSIONÁRIA DA CRIANÇA
            Devemos ver cada aluno da EBD como instrumento para Deus usar. A criança salva precisa de ensinamentos para o seu crescimento espiritual e para a participação no serviço de Deus.
            A nossa tarefa é envolver os alunos no serviço cristão, vendo nele um missionário em potencial, e por isso, devemos encaminhá-lo agora para uma vida de consagração, intercessão e contribuição para a visão missionária (II Co 9.7).

4.1 CONSAGRAÇÃO: (separação exclusiva, neste caso, para Deus) – (Rm 12.2;2 Tm 2.21). Ensine (At 1.8) para seus alunos:
            “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...”  
            A criança salva tem o Espírito Santo (I Co 3:16) que lhe dá capacidade para servir ao Senhor (I Co 3:5);
“e sereis minhas testemunhas...”
            Ser testemunha é dar a vida, como mártir, para o Senhor usar como Lhe aprouver, pois Ele tem um plano perfeito para Seus filhos; é Ele que chama os obreiros, como por Ex.: Abraão –(Gn 12:1; Jeremias – Jr 1:5-9; Paulo – GI 1:15)...
4.2 INTERCESSÃO: (falar em favor de alguém) – (Is 56:16; Ez 22:30).
            Ensine a criança salva a orar pelas almas perdidas, quer estejam perto ou distantes dela.
            Use textos para explicar a seus alunos como ser um intercessor;
  • Orar em conjunto, concordando com o outro: (Mt 18:19,20);
  • Orar em nome (autoridade) de Jesus: (Jo 14:13,14);

  • Orar segundo a vontade de Deus: (1 Jo 5:14,15 - Pois não é da Sua vontade que ninguém pereça : Mt 18:14,1 Tm 2:4,2, Pe 3:9). 

V - OS RESULTADOS DO ENSINO SOBRE MISSÕES

·                     A próxima geração será informada e inspirada (Salmos 78:7-8);
·                     Crianças, jovens e adultos serão consagradas ao Senhor para o serviço missionário;                                                           
·                     Crianças terão a visão e o amor por aqueles que estão perdidos no pecado e que não conhecem o Senhor Jesus Cristo;
·                     A criança começará desde cedo a compartilhar a Mensagem da Salvação com outros;
·                     Através de sua participação em Missões, a criança crescerá espiritualmente.

VI - COMO PLANEJAR O CURRÍCULO SOBRE MISSÕES
·                     Em projetos missionários na EBD, use lições que poderão desafiar a criança salva a falar de Jesus. A Bíblia é rica em histórias que ensina consagração (Jesus, Barnabé, Tiago, Paulo, entre outros);
·                     Adquira em seu currículo histórias missionárias em capítulos ou não (Se possível, escolha uma história missionária relacionada ao país que o missionário representa ou trabalha);
·                     Separe tempo em cada aula da EBD para interceder pelos missionários;
·                     Prepare cartazes com fotografias dos missionários da igreja, suas famílias, seu lugar de evangelização, seu trabalho, país onde está servindo, assim como notícias e assuntos para oração;
·                     Use cânticos missionários;
·                     Deixe as crianças procurarem materiais utilizáveis sobre o tema;
·                     Leia biografias dos missionários;
·                     Contribua sistematicamente para a obra missionária;
·                     Possua uma boa biblioteca sobre missões.

VII - RECURSOS PARA APRESENTAR O MOMENTO MISSIONÁRIO NA EBD
·                     Projetos orientados pela SEBD;
·                     Mapas;
·                     Correio Missionário;
·                     Pescaria Missionária;
·                     Versículos visualizados sobre missões;
·                     Cânticos;                                         
·                     Painel Missionário;
·                     Apresentações Missionárias;
·                     Atinja o alvo;
·                     Dinâmicas para trabalhar o interesse por missões. 










DINAMICA
Prepare e distribua para algumas pessoas, no inicio do culto.

·32 papeis marrom ou preto 50% pessoas que não conhecem a Jesus e não tem quem fale nele
·15 papéis verde – pessoas que não conhecem Jesus mas, tem condições de ouvir
·15 papeis azuis – cristãos
·2 papéis branco escrito cv cristão de verdade

Imagine que nós aqui somos o mundo inteiro.
          Quem tiver papel marrom fique em pé representando as pessoas do mundo inteiro que nunca ouviram falar de Jesus de sua salvação  e do céu preparado para os salvos. Há um grande problema, pois não existe ninguém que more perto de vocês para lhes falar de Jesus. Não há bíblias escritas em suas línguas. Vocês são muitos e poderão morrer sim deus se ninguém for até onde vocês estão para falar de Jesus (podem sentar)
            Quem tem o papel verde fique em pé. Vocês são a parte daqueles que também não são salvos, mas já ouviram falar do amor de deus e da salvação  em Jesus através da televisão, rádio ......vocês podem ir a igreja  pois existem igrejas perto de vocês .
São como nossos familiares, colegas, amigos de escola, trabalho vizinho que ainda não aceitaram Jesus mas elas podem fazer isso  se quiserem ( podem sentar)
Agora o papel azul se levante. Vocês representam os que fazem de conta que conhecem a Jesus e a palavra de deus, até vão a igreja porque estão acostumados, leem a bíblia só por ler (quando leem) não deixam de fazer as coisas erradas que sabem que desagradam a deus (podem sentar)
Só falta um tipo de pessoa. Quem tem o papel branco escrito cv fique de pé também vocês representam os crentes de verdade. São pessoas que conhecem e amam a Jesus. Falam de Jesus e querem que outros também venham conhecê-lo. Se sentem responsáveis pelas almas perdida mas... Vocês são muito poucos (podem sentar).
Muitos não sabem quem é Jesus e não ficarão sabendo se alguém não sair do seu lugar e for até lá para falar para ele, são também muitas pessoas que não conhecem a Jesus mas têm condições de conhecê-lo, mas tão poucas as pessoas que falam de Jesus.
O próprio Jesus um dia falou: Orai ao Pai para que envie mais trabalhadores para falar do seu amor, pois são poucos e o campo está preparado para a colheita.
Disse Jesus
A quem enviarei Quem há de ir por nós? Isaias responde Eis  me aqui Senhor, eu vou!
Se você não pode ir ainda pode fazer 4 coisas.

  1 – Falar de Jesus para amigos e família.
 2 – Procurar conhecer mais sobre missões e os países que necessitam de missionários.
  3 – Orar pelos Missionários.
 4 – Participar do sustento financeiro dos que estão nos campos.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por seu comentário. Seja sempre bem vindo! (Vania Vidal)

Postar um comentário