segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

QUANTO VOCÊ VALE?



Certo dia um aluno procurou o Professor dizendo:
_ Professor, me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse:
_ Se você me ajudar, posso resolver seu problema.
_ C...claro, professor, gaguejou o jovem.
O professor tirou um anel que usava no dedo e deu ao garoto dizendo:
_ Vá até o mercado e venda esse anel. Não aceite menos que uma moeda de ouro.
O jovem chegou ao mercado e ofereceu o anel aos mercadores, mas quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, eles riam e saíam sem ao menos olhar para ele.
Sem nada conseguir o jovem voltou e disse ao Professor:
_ Sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Acho que não podemos enganar ninguém sobre o valor do anel. 
Então o Professor lhe disse: É verdade, devemos saber primeiro o valor do anel. Vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vendê-lo e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou-o com uma lupa, pesou-o e disse:
_ Diga ao seu professor, se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel. 
O jovem, surpreso, exclamou:
_ 58 MOEDAS DE OURO!!!
_ Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo poderia oferecer cerca de 70 moedas , mas se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado para a casa do professor para contar o que ocorreu.
_ Sente-se, disse o professor, e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, disse:  
_ Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor???  Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos pelos mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por seu comentário. Seja sempre bem vindo! (Vania Vidal)