quarta-feira, 27 de junho de 2012

DINÂMICA: A DIVERSIDADE DOS MEMBROS DE UM SÓ CORPO


Texto: 1 Coríntios 12:12ss
Objetivo Geral: Doutrinário

Material necessário: Ingredientes da receita de um bolo de  chocolate (farinha de trigo, açúcar, sal, fermento, leite, margarina, chocolate, ovos); bacia para bater o bolo, colher de pau, xícara; 2 formas iguais de fazer pudim, avental (opcional), guardanapos e espátula para cortar o bolo, um bolo pronto na forma.

Mensagem: A Bíblia chama a Igreja de várias maneiras. Vocês conseguem se lembrar de algumas? Edifício, corpo, noiva, povo adquirido, nação santa, família de Deus, etc. Muito bem. A razão de tantas maneiras é para ajudar-nos a entender o que é de fato a igreja. Não estou certo de que já sabemos. Por isso trago hoje uma ilustração sobre a Igreja. Um bolo! Creio que a maneira como fazemos o bolo é semelhante à maneira como Deus forma a sua Igreja.
O que colocamos no bolo? 
OVO –(2 OVOS)  tem que quebrar o ovo para fazer o bolo. (Ovo representa as pessoas que são endurecidas com relação ao evangelho e que para serem colocadas na igreja, precisam ser “quebradas”. O apóstolo Paulo é um bom exemplo disto conforme o relato de Atos 9. Se não for quebrada a pessoa entra na igreja, é até batizada, mas é como colocarmos o ovo num recipiente com água, ele vai até o fundo, mas volta. Fica apenas molhado, mas não se mistura com os demais ingredientes, a fim de formar uma única coisa.
TRIGO – ( 2 xícaras) A farinha de trigo tem gosto de quê? De nada. Ela nos lembra a vida de muitas pessoas que não tem gosto de nada. Para quem a vida perdeu o sentido. Jesus certa vez encontrou uma mulher assim, conhecida como a mulher samaritana (João 4). Sua vida não tinha sentido. Era uma mulher solitária, que ia apanhar água sozinha, separadas das demais mulheres. Mas um dia Jesus a encontrou e a trouxe para junto de si e ela passou a ter sabor, alegria, paz e muita motivação. Por isso ela voltou à cidade para contar tudo o que Jesus fizera por ela.
LEITE – (2 xícaras)  QUAL O FORMATO DO LEITE EM UMA CAIXA? Isto mesmo é retangular, e se colocar na xícara, fica com o formato da xícara. O leite lembra aquelas pessoas que seguem a tudo e a todos, creem em todas as coisas e acabam não crendo em nada. Não tem convicções. Mas Jesus pega estas pessoas e as coloca na igreja e elas passam a ter convicção. A crer somente nEle como seu único e suficiente Salvador.
AÇUCAR – (1 xícara) O açúcar lembra aquelas pessoas que, mesmo não sendo crentes, são muito boazinhas, educadas, etc.  O problema é que não podemos esquecer que o açúcar sozinho produz diabete, vermes, cáries, etc.. A Bíblia fala que Cornélio era um homem assim, muito bonzinho, temente a Deus, mas que ainda não havia nascido de novo. Deus o salvou e o trouxe para a sua igreja (Atos 10).
FERMENTO – ( uma colherzinha) Quanto nós colocamos de fermento? Somente uma colherzinha.
O fermento nos lembra aquelas pessoas que se julgam pequenas, insignificantes, incapazes aos olhos de Deus. Mas Deus pega essas pessoas e as coloca na igreja e por causa delas a igreja vai crescendo. Certa vez Jesus chamou a atenção dos discípulos para uma viúva pobre que deu duas moedas como ofertas, enquanto várias pessoas ricas davam quantias bem maiores. Mas foi a oferta daquela senhora, daquele fermento, que foi registrada nas Escrituras.
Sal  - ( 1 pitada ) Ás vezes até nos esquecemos dele. Mas ele é importante. O sal nos lembra aquela pessoa intragável, difícil de engolir. Mas Deus ama estas pessoas e as traz para a sua igreja. Nós só colocamos um pouquinho, senão a igreja fica muito salgada. Deus é misericordioso com o pastor e distribui o sal entre as várias igrejas.
MARGARINA – (2 colheres de sopa). A margarina lembra aquelas pessoas que são escorregadias. È aquele marido, filho, filha, esposa, parente que evitou e evita todos os convites para vir a igreja, mas um dia Deus os alcançou ou alcança e não larga mais. Jacó era um homem assim, escorregadio. Estava sempre correndo de Deus, até que um dia lutou com o anjo e seu nome foi mudado para Israel. Se você está orando por alguém assim, não desista, um dia a mão de Deus vai alcança-lo definitivamente.
CHOCOLATE – (1 XÍCARA).  O chocolate serve para lembrar que na igreja de Jesus há lugar para todos, independente da cor, raça, sexo, status.
Agora onde estão os ingredientes? Estão todos misturados, o importante é que estão juntos.
Todos somos importantes diante de Deus, e todos precisamos uns dos outros.
Mas antes de colocar a massa do bolo na forma precisamos fazer uma coisa muito importante, sabem o que é? Certo precisamos untar a forma. Se não untarmos o que acontece? O bolo agarra. Existem muitas igrejas assim que ficam agarradas entre as quatro paredes do templo, que não querem sair, evangelizar. Lembram-se de Pedro no monte da Transfiguração? Não queria descer para atender uma multidão tão necessitada. Mas nós não queremos ficar entre as quatro paredes, então vamos untar. Muito bem. Agora vamos colocar no forno. (dar um tempo pra dizer que o bolo está no forno).
Agora, precisamos dar tempo para a igreja ficar pronta, existe muita gente que fica pulando de igreja em igreja na busca de uma igreja perfeita, Esquecem que nenhuma é perfeita, pois o Espírito de Deus ainda está formando-a e quando estiver pronta, Jesus vai então apresenta-la ao Pai, sem mácula, sem pecado, sem mancha. Vamos então pegara igreja (pegar um bolo já pronto que estava escondido) Muito bem este bolo não é para ser apreciado, se nós apenas dissermos, “ Que bonito! Vamos conservá-lo assim”, com o tempo ele endurecerá e poderemos jogá-lo fora. O bolo precisa ser consumido. A igreja não existe para os crentes admirarem, mas para as pessoas consumirem, ganhar vidas para Jesus.
Será que este bolo é suficiente para todos nós? Claro que não. Muitos ficariam sem poder comer. Isto significa que precisamos multiplicar a igreja, plantar outras igrejas nos lugares onde não existem igrejas, para que outros possam também se alimentar. Você já foi colocado dentro da igreja? Pertence a igreja de Jesus? Que tipo de igreja queremos ser? Será que agora podemos dizer que a igreja somos nós?

Fonte: Manual Prático Para o Culto Infantil
Autor: Rawderson Rangel e Manoel Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por seu comentário. Seja sempre bem vindo! (Vania Vidal)