quarta-feira, 4 de julho de 2012

QUEM ESTÁ AO TELEFONE


Diversão em grupos ou em forma de competição.
Para se iniciar esta brincadeira, é necessário primeiro fazer bilhetes com números, conforme a quantidade de participantes. No caso de 10 pessoas, deverão ser feitos bilhetes de número 1 (um) a 10 (dez). Cada participante tira um bilhete e olha o seu número, sem deixar que a outra pessoa veja. Após todos terem já recebido e memorizado o seu número, são vendados os olhos de todos os participantes. 
Os participantes são convidados a andar pela sala, de tal modo que fiquem todos misturados.
O coordenador dá um leve toque no ombro de um dos participantes. Este (jogador A) deverá dizer: “Quero falar com o numero... (e diz o número da pessoa)”. A pessoa que tem o número escolhido (jogador B) deverá dar alguma resposta tipo “Alô!”, porém com voz disfarçada.
O jogador A terá então o direito de fazer até quatro perguntas, o jogador B deverá responder usando pelo menos duas palavras na resposta. Deverá sempre, porém, responder com voz disfarçada, pois a brincadeira consiste precisamente em “A” tentar adivinhar quem se esconde atrás da voz de “B”. As respostas não precisam necessariamente dizer a verdade. Terminada as quatro perguntas, o jogador “A” deverá dizer o nome da  pessoa com ele acha que falou. Se acertou, ele continua a brincadeira e quem não soube disfarçar cai fora.
Se não acertou, ele cai fora e quem não soube disfarçar continua. O coordenador pede que os participantes dêem alguns passos para se misturarem novamente e deverá então bater no ombro de outro participante. Assim a brincadeira continua até alguém ser o vencedor.
Observação: Esta brincadeira só pode ser feita com participantes que se conheçam entre si.
Variação: pode-se fazer esta brincadeira em forma de competição. São feitos então sempre dois bilhetes com o mesmo número. Os participantes são divididos em dois times e os membros de cada time recebem os seus bilhetes, de maneira a haver duas pessoas com o mesmo número, mas em equipes diferentes. Vendam-se os olhos dos participantes e alternadamente, um participante e cada time deverá falar com um participante da outra equipe segundo as mesmas regras descritas acima. Ao invés de eliminar  participantes, deve-se adotar um sistema de pontos, combinando-se por um placar a ser atingido por uma das equipes para vencer a competição.

Fonte consultada: [Volney J. Berkenbrock. Brincadeiras e dinâmicas para grupos. Petrópolis: Vozes, 2003.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por seu comentário. Seja sempre bem vindo! (Vania Vidal)