domingo, 20 de janeiro de 2013

COPO D'ÁGUA


Reflexões // Viva a Vida com Jesus


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
- "Ruim " disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.

Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água". Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- "Qual é o gosto?"
- "Bom!"
 disse o rapaz.
- Você sente gosto do "sal" perguntou o Mestre?
- "Não" disse o jovem.

O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago.

Autoria desconhecida


Fonte:http://www.vivavidacomjesus.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


ESBOÇO DA LIÇÃO – 03 – TRIMESTRE 01 – Classe dos JUVENIS

CIÊNCIA NA MENTE, BÍBLIA NO CORAÇÃO.
Texto Bíblico: Sl 119.9,11, 97, 105, 130.

I – INTRODUÇÃO
            Com o advento cada vez maior da ciência a busca pelo conhecimento aumentou. A mente e o coração mais do que nunca precisam estar alinhados para realizarem as metas estabelecidas pelos homens sem esquecer-se da palavra de Deus.

 II– OBJETIVOS


Ensinar que podemos ter a mente aberta para a ciência sem se desfazer da fé;

Mostrar que a ciência não extingue a Deus, pelo contrário, revela Sua existência;

Enfatizar a importância do estudo secular para o crescimento social.

 

III- ENFOQUE BÍBLICO

“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia Salmos 119.97.
Para andar conforme a lei do Senhor o salmista meditava continuamente dia após dia. Façamos o mesmo, porque de outra forma não conseguiremos segui-la fervorosamente.


IV– ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Para esta lição desenhe(ou cole) numa cartolina (ou no quadro negro) duas gravuras: uma cabeça simbolizando a mente e um coração. Peça para os alunos falarem cinco características de uma mente aberta para a ciência e de um coração confiante na palavra de Deus. Cole(ou escreva) respectivamente as palavras nas figuras criadas. Conclua citando versículos bíblicos que corroborem com as respostas.

V- COMENTÁRIO DA LIÇÃO

5.1 – CRÊR-SE COM A MENTE E SE ACEITA COM O CORAÇÃO
5.1.1 – Mente: Como visto na lição, a mente está relacionada a o conhecimento e ao nosso intelecto. É a responsável pelo pensamento lógico e entendimento. É o que mais profundo pode existir na pessoa humana. Sabe-se que nossa mente processa diversas informações simultâneas e que elas estão sujeitas à nossa aceitação. (Isaias 53.1a: Quem deu crédito à nossa pregação?) observamos aqui que dar crédito está estritamente relacionada à aceitação e é diferente de apenas ouvir o que fora dito.

5.1.2 – Coração: Na antiguidade acreditava-se que o coração era o responsável pelas emoções humanas, e desde então, este órgão passou a representar na literatura, musica e poemas, a sede dos sentimentos. Ele também pode representar o estado de consciência do homem. Observem na tabela abaixo alguns textos que remetem a esses dois aspectos ao termo.

Sentimento
Consciência
Lm 5,17
 I Jo 3.20
Sl 45.1ª
Dt 6.6
Sl 37.4
Sl 26.2
Jr 29.13
Pv 16.1

5.2 – A CIÊNCIA NA MENTE
Deus não condena a ciência. A busca pelo conjunto de conhecimentos acumulados em prol do entendimento da natureza e das atividades humanas, mas conhecida como ciência, é a alavanca para a evolução e desenvolvimento da humanidade. Ela é de grande valia para a convivência social. São tipos de ciência: as ciências formais, compreendendo a Matemática e as ciências matemáticas como a estatística; as ciências físico-químicas e experimentais (ciências da natureza e da terra como a física, química, biologia, medicina); Vemos a luz da bíblia que ela se multiplicará: E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. (Dn 12:4)
Sob o pretexto da disparidade entre as evidências comprovadas e do que é ensinado na bíblia, pesquisadores partem para a descrença no Deus criador, tentando de todas as formas descredenciarem as afirmações encontradas nas Santas Escrituras. Não obstante, o jovem cristão deve entender que a ciência foi feita por Deus para os homens, e comprova Sua existência. É perfeitamente possível e do agrado de Deus que Seu servo se dedique a crescer no estudo secular a fim de servi-lo cada vez melhor. (2 Pe 3.18)
Vemos ainda que alguns dos grandes homens da bíblia eram doutos e sábios também nas questões seculares: Moisés (At 7:22), Paulo (At 26:24), Salomão (1 Rs 3:12), Bezalel e Aoliabe (Ex 36:1)... Para estes últimos (Bezalel e Aoliade) observamos o singular poder de Deus em dotar os homens de conhecimento. Durante a construção do templo sagrado, Ele dotou-os de grandes habilidades. Suas capacidades tornaram-se impressionantes: E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. (1 Rs 6:7). Da mesma forma Deus tem seu nome glorificado na vida dos servos, que, no desempenho das suas funções, demonstram para o mundo que são aptos para o trabalho e ao mesmo tempo não deixam sua fé de lado.


5.3 – BÍBLIA NO CORAÇÃO
Como vimos acima, o coração(figuradamente) é o núcleo dos sentimentos, sendo responsável pelo amor, alegria, tristeza... É dele que provém nossos intentos e cuidados: Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Pv 16:1. Jesus disse: Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mt 6:21. Se o nosso tesouro for agradar a Deus então somos bem aventurados: Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Sl 1:2)
A meditação da palavra de Deus como prática diária é um forte aliado na luta contra as trevas. Quanto mais tempo desprendemos na busca pela absorção dos textos sagrados, menos vulneráveis seremos neste mundo. Com esta base entendemos o que o salmista quis dizer no salmo 119:11: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Sl 119:11.


 5.4 – UMA VIDA DE EQUILÍBRIO
Dos seres terrestres às aves do céu, todos os que habitam neste ecossistema precisam de equilíbrio.  Neste caso específico, abordaremos o equilíbrio material e espiritual para a vida do crente.
A necessidade da qualificação profissional tem sufocado alguns que no abandonar a meditação diária acabam por sucumbir. Sabemos que vivemos num sistema material que nos impulsiona a estudarmos cada vez mais e de igual forma trabalhar para realizarmos nossos sonhos terrestres: Comprar um carro, uma casa, roupas novas, viajar, etc... Porém muitos dos que participam dessa “correria” deixam de reservar um espaço para a leitura e meditação da palavra. Ainda que cheio do conhecimento natural, devemos separar nosso tempo para o Senhor. 


CONCLUSÃO
A mente e o coração são os responsáveis pelo nosso comportamento. Enquanto um controla os sentimos, o outro é responsável pelo conhecimento. Devemos, portanto buscar uma vida de equilíbrio com a dedicação ao estudo secular sem deixar a meditação da palavra de Deus a fim de exaltarmos o nome do Senhor em nossas vidas.

ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


ESBOÇO DA LIÇÃO – 03 – TRIMESTRE 01 – Classe dos ADOLESCENTES 

CIÊNCIA NA MENTE, BÍBLIA NO CORAÇÃO.
Texto Bíblico: Sl 119.9,11, 97, 105, 130.

I – INTRODUÇÃO
            Com o advento cada vez maior da ciência a busca pelo conhecimento aumentou. A mente e o coração mais do que nunca precisam estar alinhados para realizarem as metas estabelecidas pelos homens sem esquecer-se da palavra de Deus.

 

II– OBJETIVOS


Ensinar que podemos ter a mente aberta para a ciência sem se desfazer da fé;

Mostrar que a ciência não extingue a Deus, pelo contrário, revela Sua existência;

Enfatizar a importância do estudo secular para o crescimento social.

 

III- ENFOQUE BÍBLICO

“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia Salmos 119.97.
Para andar conforme a lei do Senhor o salmista meditava continuamente dia após dia. Façamos o mesmo, porque de outra forma não conseguiremos segui-la fervorosamente.


IV– ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Para esta lição desenhe(ou cole) numa cartolina (ou no quadro negro) duas gravuras: uma cabeça simbolizando a mente e um coração. Peça para os alunos falarem cinco características de uma mente aberta para a ciência e de um coração confiante na palavra de Deus. Cole(ou escreva) respectivamente as palavras nas figuras criadas. Conclua citando versículos bíblicos que corroborem com as respostas.


V- COMENTÁRIO DA LIÇÃO

5.1 – CRER-SE COM A MENTE E SE ACEITA COM O CORAÇÃO
5.1.1 – Mente: Como visto na lição, a mente está relacionada a o conhecimento e ao nosso intelecto. É a responsável pelo pensamento lógico e entendimento. É o que mais profundo pode existir na pessoa humana. Sabe-se que nossa mente processa diversas informações simultâneas e que elas estão sujeitas à nossa aceitação. (Isaias 53.1a: Quem deu crédito à nossa pregação?) observamos aqui que dar crédito está estritamente relacionada à aceitação e é diferente de apenas ouvir o que fora dito.

5.1.2 – Coração: Na antiguidade acreditava-se que o coração era o responsável pelas emoções humanas, e desde então, este órgão passou a representar na literatura, musica e poemas, a sede dos sentimentos. Ele também pode representar o estado de consciência do homem. Observem na tabela abaixo alguns textos que remetem a esses dois aspectos ao termo.

Sentimento
Consciência
Lm 5,17
 I Jo 3.20
Sl 45.1ª
Dt 6.6
Sl 37.4
Sl 26.2
Jr 29.13
Pv 16.1

5.2 – A CIÊNCIA NA MENTE
Deus não condena a ciência. A busca pelo conjunto de conhecimentos acumulados em prol do entendimento da natureza e das atividades humanas, mas conhecida como ciência, é a alavanca para a evolução e desenvolvimento da humanidade. Ela é de grande valia para a convivência social. São tipos de ciência: as ciências formais, compreendendo a Matemática e as ciências matemáticas como a estatística; as ciências físico-químicas e experimentais (ciências da natureza e da terra como a física, química, biologia, medicina); Vemos a luz da bíblia que ela se multiplicará: E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. (Dn 12:4)
Sob o pretexto da disparidade entre as evidências comprovadas e do que é ensinado na bíblia, pesquisadores partem para a descrença no Deus criador, tentando de todas as formas descredenciarem as afirmações encontradas nas Santas Escrituras. Não obstante, o jovem cristão deve entender que a ciência foi feita por Deus para os homens, e comprova Sua existência. É perfeitamente possível e do agrado de Deus que Seu servo se dedique a crescer no estudo secular a fim de servi-lo cada vez melhor. (2 Pe 3.18)
Vemos ainda que alguns dos grandes homens da bíblia eram doutos e sábios também nas questões seculares: Moisés (At 7:22), Paulo (At 26:24), Salomão (1 Rs 3:12), Bezalel e Aoliabe (Ex 36:1)... Para estes últimos (Bezalel e Aoliade) observamos o singular poder de Deus em dotar os homens de conhecimento. Durante a construção do templo sagrado, Ele dotou-os de grandes habilidades. Suas capacidades tornaram-se impressionantes: E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. (1 Rs 6:7). Da mesma forma Deus tem seu nome glorificado na vida dos servos, que, no desempenho das suas funções, demonstram para o mundo que são aptos para o trabalho e ao mesmo tempo não deixam sua fé de lado.


5.3 – BÍBLIA NO CORAÇÃO
Como vimos acima, o coração(figuradamente) é o núcleo dos sentimentos, sendo responsável pelo amor, alegria, tristeza... É dele que provém nossos intentos e cuidados: Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Pv 16:1. Jesus disse: Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mt 6:21. Se o nosso tesouro for agradar a Deus então somos bem aventurados: Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Sl 1:2)
A meditação da palavra de Deus como prática diária é um forte aliado na luta contra as trevas. Quanto mais tempo desprendemos na busca pela absorção dos textos sagrados, menos vulneráveis seremos neste mundo. Com esta base entendemos o que o salmista quis dizer no salmo 119:11: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Sl 119:11.


 5.4 – UMA VIDA DE EQUILÍBRIO
Dos seres terrestres às aves do céu, todos os que habitam neste ecossistema precisam de equilíbrio.  Neste caso específico, abordaremos o equilíbrio material e espiritual para a vida do crente.
A necessidade da qualificação profissional tem sufocado alguns que no abandonar a meditação diária acabam por sucumbir. Sabemos que vivemos num sistema material que nos impulsiona a estudarmos cada vez mais e de igual forma trabalhar para realizarmos nossos sonhos terrestres: Comprar um carro, uma casa, roupas novas, viajar, etc... Porém muitos dos que participam dessa “correria” deixam de reservar um espaço para a leitura e meditação da palavra. Ainda que cheio do conhecimento natural, devemos separar nosso tempo para o Senhor. 


CONCLUSÃO
A mente e o coração são os responsáveis pelo nosso comportamento. Enquanto um controla os sentimos, o outro é responsável pelo conhecimento. Devemos, portanto buscar uma vida de equilíbrio com a dedicação ao estudo secular sem deixar a meditação da palavra de Deus a fim de exaltarmos o nome do Senhor em nossas vidas.

ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


ESBOÇO DA LIÇÃO 03 – TRIMESTRE 01- CLASSE DOS PRÉ- ADOLESCENTES

TEMA: A TERRA CRIADA POR DEUS
TEXTO BÍBLICO: GÊNESIS 1.9-11, 20,24; 2.1-4

I – INTRODUÇÃO
   Quando Deus decidiu criar os céus e a terra, Ele planejou tudo com perfeição e pelo seu poder executou toda a sua obra de criação em apenas seis dias. A história da criação muito nos ensina sobre Deus e nós mesmos. Primeiro aprendemos sobre Deus, pois Ele é criativo; como criador Ele é distinto da criação; Ele é eterno e está no controle do mundo. Também aprendemos sobre nós mesmos, uma vez que Deus escolheu nos criar, somos preciosos aos seus olhos, somos mais importantes do que os animais (Gn 1.28).  

II – OBJETIVOS
·Descrever a importância da criação da terra;
·Reconhecer o Senhor Deus como Criador Supremo do mundo e do homem;
·Levar os alunos a preservar a criação de Deus.

III – ENFOQUE BÍBLICO
“O Senhor, que criou os céus, é o único Deus. Ele fez a terra, e lhe deu forma, e a colocou no seu lugar. (Isaías 45.18).

   Amado professor indicamos a seguinte dinâmica para a apresentação do versículo, digite ou escreva o enfoque, em seguida divida o versículo bíblico em sete retângulos confeccionados em cartolinas, do tamanho de meio ofício. Embaralhe os retângulos e peça para que sete alunos vão à frente e tente organizá-los corretamente, se posicionando em pé para que a classe toda visualize. Em seguida peça para que leiam o versículo em voz alta para toda a classe. Depois faça a aplicação finalizando.

 IV – ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
   Para a nossa orientação didática sugerimos a introdução da revista que aborda a 1ª atividade escrita na lição, (confecção do painel), realize com seus alunos e boa aula.

V – COMENTÁRIO DA LIÇÃO

5.1 – Cada dia uma nova invenção

    Deus tinha razões específicas para criar o mundo. Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. Davi diz: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obra das suas mãos” (Sl 19.1). Ao olharmos a totalidade do cosmos criado desde a imensa expansão do universo, á beleza e á ordem da natureza, ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador. Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas.

5.2 – E viu Deus que era bom
    Sete vezes Deus declara que aquilo que Ele criara era “bom” (VV.4,10,12,18,21,25,31). Cada parte da criação por Deus efetuada executou plenamente a sua vontade e propósito.  Deus criou o mundo para revelar a sua glória e para ser um lugar onde a humanidade pudesse compartilhar da sua alegria e vida.

5.3                 – lar doce lar

    Nenhum planeta é capaz de manter a vida de qualquer espécie, somente a terra. A terra é a única. Ela foi perfeitamente projetada como um lar para os seres vivos. A terra está situada no espaço a distancia correta do sol. Um por cento a mais de energia do sol tornaria o calor insuportável na terra. Um por cento a menos de energia, e as coisas começariam a congelar. Só a terra, entre os planetas, possui uma atmosfera rica em oxigênio que sustenta a vida, e um suprimento abundante de água em sua superfície. O desejo de Deus era criar um lugar especial para que os homens desfrutassem uma vida repleta de comunhão com Ele e com todas as coisas necessárias para uma existência feliz.

VI – CONCLUSÃO

    Querido professor finalize sua aula com bastante alegria, e expresse para seus alunos acerca da importância de sempre agradecer a Deus por tudo que Ele criou e proporcionou a humanidade.

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Pentecostal.  CPAD, 1995
 Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal.  CPAD, 1995
Bíblia de Recursos Para Ministério com Crianças.  Hagnos, 2003
52 Maneiras de Memorizar a Bíblia. Shedd Publicações LTDA-ME, 2002.
      

ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


CLASSE DOS JUNIORES – JANEIRO 2013

TRIMESTRE 1

LIÇÃO 03 – MEUS IRMÃOS NÃO ACREDITAM EM SONHOS

COMPARTILHANDO AS BOAS NOVAS

Recursos: “Coração Evangelístico”.
Materiais: Cartolina guache branca, fita durex larga, pedaço de papel para limpeza (para apagar o que for escrito) e marcador para quadro branco.
Modo de fazer: Amplie a figura do coração medindo aproximadamente 20x20 cm. Depois, recorte e cubra toda a parte da frente da figura com fita durex. (Assim, será permitido escrever e apagar na figura!).
Aplicação: Use o momento para incentivar os alunos a refletirem sobre a consequência do pecado, pois a inveja, o ciúme, a amargura, nos afastam de Deus. Explique que precisamos ter um coração puro e oriente os juniores a escreverem versículos no coração. No final, eles podem recitá-los em classe e depois, escolher um amigo para presentear com o “Coração Evangelístico”.



ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


  CLASSE: PRIMÁRIOS     
                                   
TRIMESTRE 1

LIÇÃO 03 – ISTO É IMPOSSÍVEL!

MISSÃO ESPECIAL

Recurso: “Livrinho Evangelístico”.
Material: Retalhos de cartolina color-set nas cores: (amarela, marrom, vermelho, branco e verde) ou papel ofício e lápis coloridos nas cores indicadas, cola e tesoura.
Modo de fazer: Corte corações nas cores indicadas, tomando como capa, a cor verde e as demais cores, cole uma na costa da outra, seguindo as cores e modelo de colagem baseado no Livro Sem Palavras.
Aplicação: Apresente o recurso aos primários e fale sobre o Plano da Salvação, logo em seguida, faça o apelo aos alunos que não receberam a Cristo com Salvador.


                   


ESTUDO BÍBLICO DEPARTAMENTO INFANTO-JUVENIL ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


                                 

CLASSE: JARDIM DE INFÂNCIA – JANEIRO 2013    
                                                    
TRIMESTRE 1

LIÇÃO 03 – DEUS ME AMA
A PALAVRA É...

Recurso: “Coração Amável”.
Material: Cartolina guache, pedaço de fita, tesoura, papel ofício, piloto preto, plástico resistente ou acetato, retalhos de E.V.A. e figuras de crianças.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
Modo de fazer: Amplie a figura sugerida na cartolina. Em seguida, cole o plástico em volta do coração. Deixe a parte superior sem colar e fixe a fita ao coração (como um crachá). Depois, construa um cartaz (usando o papel ofício ao meio) e escreva a palavra-chave deste dia: AMOR. Finalize, apresentando figuras de crinças que a represente (crianças de mãos dadas, irmãos se abraçando, coração alegre...).
Aplicação: Use o “Coração Amável” para apresentar a palavra-chave desta lição. Ensine que as pessoas que amam a Deus também devem amar ao seu próximo.