quarta-feira, 27 de junho de 2012

DINÂMICA: A DIVERSIDADE DOS MEMBROS DE UM SÓ CORPO


Texto: 1 Coríntios 12:12ss
Objetivo Geral: Doutrinário

Material necessário: Ingredientes da receita de um bolo de  chocolate (farinha de trigo, açúcar, sal, fermento, leite, margarina, chocolate, ovos); bacia para bater o bolo, colher de pau, xícara; 2 formas iguais de fazer pudim, avental (opcional), guardanapos e espátula para cortar o bolo, um bolo pronto na forma.

Mensagem: A Bíblia chama a Igreja de várias maneiras. Vocês conseguem se lembrar de algumas? Edifício, corpo, noiva, povo adquirido, nação santa, família de Deus, etc. Muito bem. A razão de tantas maneiras é para ajudar-nos a entender o que é de fato a igreja. Não estou certo de que já sabemos. Por isso trago hoje uma ilustração sobre a Igreja. Um bolo! Creio que a maneira como fazemos o bolo é semelhante à maneira como Deus forma a sua Igreja.
O que colocamos no bolo? 
OVO –(2 OVOS)  tem que quebrar o ovo para fazer o bolo. (Ovo representa as pessoas que são endurecidas com relação ao evangelho e que para serem colocadas na igreja, precisam ser “quebradas”. O apóstolo Paulo é um bom exemplo disto conforme o relato de Atos 9. Se não for quebrada a pessoa entra na igreja, é até batizada, mas é como colocarmos o ovo num recipiente com água, ele vai até o fundo, mas volta. Fica apenas molhado, mas não se mistura com os demais ingredientes, a fim de formar uma única coisa.
TRIGO – ( 2 xícaras) A farinha de trigo tem gosto de quê? De nada. Ela nos lembra a vida de muitas pessoas que não tem gosto de nada. Para quem a vida perdeu o sentido. Jesus certa vez encontrou uma mulher assim, conhecida como a mulher samaritana (João 4). Sua vida não tinha sentido. Era uma mulher solitária, que ia apanhar água sozinha, separadas das demais mulheres. Mas um dia Jesus a encontrou e a trouxe para junto de si e ela passou a ter sabor, alegria, paz e muita motivação. Por isso ela voltou à cidade para contar tudo o que Jesus fizera por ela.
LEITE – (2 xícaras)  QUAL O FORMATO DO LEITE EM UMA CAIXA? Isto mesmo é retangular, e se colocar na xícara, fica com o formato da xícara. O leite lembra aquelas pessoas que seguem a tudo e a todos, creem em todas as coisas e acabam não crendo em nada. Não tem convicções. Mas Jesus pega estas pessoas e as coloca na igreja e elas passam a ter convicção. A crer somente nEle como seu único e suficiente Salvador.
AÇUCAR – (1 xícara) O açúcar lembra aquelas pessoas que, mesmo não sendo crentes, são muito boazinhas, educadas, etc.  O problema é que não podemos esquecer que o açúcar sozinho produz diabete, vermes, cáries, etc.. A Bíblia fala que Cornélio era um homem assim, muito bonzinho, temente a Deus, mas que ainda não havia nascido de novo. Deus o salvou e o trouxe para a sua igreja (Atos 10).
FERMENTO – ( uma colherzinha) Quanto nós colocamos de fermento? Somente uma colherzinha.
O fermento nos lembra aquelas pessoas que se julgam pequenas, insignificantes, incapazes aos olhos de Deus. Mas Deus pega essas pessoas e as coloca na igreja e por causa delas a igreja vai crescendo. Certa vez Jesus chamou a atenção dos discípulos para uma viúva pobre que deu duas moedas como ofertas, enquanto várias pessoas ricas davam quantias bem maiores. Mas foi a oferta daquela senhora, daquele fermento, que foi registrada nas Escrituras.
Sal  - ( 1 pitada ) Ás vezes até nos esquecemos dele. Mas ele é importante. O sal nos lembra aquela pessoa intragável, difícil de engolir. Mas Deus ama estas pessoas e as traz para a sua igreja. Nós só colocamos um pouquinho, senão a igreja fica muito salgada. Deus é misericordioso com o pastor e distribui o sal entre as várias igrejas.
MARGARINA – (2 colheres de sopa). A margarina lembra aquelas pessoas que são escorregadias. È aquele marido, filho, filha, esposa, parente que evitou e evita todos os convites para vir a igreja, mas um dia Deus os alcançou ou alcança e não larga mais. Jacó era um homem assim, escorregadio. Estava sempre correndo de Deus, até que um dia lutou com o anjo e seu nome foi mudado para Israel. Se você está orando por alguém assim, não desista, um dia a mão de Deus vai alcança-lo definitivamente.
CHOCOLATE – (1 XÍCARA).  O chocolate serve para lembrar que na igreja de Jesus há lugar para todos, independente da cor, raça, sexo, status.
Agora onde estão os ingredientes? Estão todos misturados, o importante é que estão juntos.
Todos somos importantes diante de Deus, e todos precisamos uns dos outros.
Mas antes de colocar a massa do bolo na forma precisamos fazer uma coisa muito importante, sabem o que é? Certo precisamos untar a forma. Se não untarmos o que acontece? O bolo agarra. Existem muitas igrejas assim que ficam agarradas entre as quatro paredes do templo, que não querem sair, evangelizar. Lembram-se de Pedro no monte da Transfiguração? Não queria descer para atender uma multidão tão necessitada. Mas nós não queremos ficar entre as quatro paredes, então vamos untar. Muito bem. Agora vamos colocar no forno. (dar um tempo pra dizer que o bolo está no forno).
Agora, precisamos dar tempo para a igreja ficar pronta, existe muita gente que fica pulando de igreja em igreja na busca de uma igreja perfeita, Esquecem que nenhuma é perfeita, pois o Espírito de Deus ainda está formando-a e quando estiver pronta, Jesus vai então apresenta-la ao Pai, sem mácula, sem pecado, sem mancha. Vamos então pegara igreja (pegar um bolo já pronto que estava escondido) Muito bem este bolo não é para ser apreciado, se nós apenas dissermos, “ Que bonito! Vamos conservá-lo assim”, com o tempo ele endurecerá e poderemos jogá-lo fora. O bolo precisa ser consumido. A igreja não existe para os crentes admirarem, mas para as pessoas consumirem, ganhar vidas para Jesus.
Será que este bolo é suficiente para todos nós? Claro que não. Muitos ficariam sem poder comer. Isto significa que precisamos multiplicar a igreja, plantar outras igrejas nos lugares onde não existem igrejas, para que outros possam também se alimentar. Você já foi colocado dentro da igreja? Pertence a igreja de Jesus? Que tipo de igreja queremos ser? Será que agora podemos dizer que a igreja somos nós?

Fonte: Manual Prático Para o Culto Infantil
Autor: Rawderson Rangel e Manoel Xavier

terça-feira, 26 de junho de 2012


Houve uma reunião em uma marcenaria, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.
O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o Parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos.
- Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.
O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades...
Isto é para os sábios!!!


(autor desconhecido)


domingo, 10 de junho de 2012

OBSTÁCULOS NA ESTRADA




Objetivo: Conscientização acerca do grau de confiança pessoal e segurança.

Material: Objetos diversos que podem servir de obstáculos.

Procedimento: O grupo que vai competir se reúne em uma sala e o líder mostrará um pequeno percurso de obstáculos, que poderá ser de um banco, um colchão, um tapete enrolado, livros e bacias plásticas colocados numa linha reta no chão a cada metro de distância. Mostre a linha de largada e de chegada antes de co­meçar o percurso. Deixe-os estudar os locais dos objetos com cui­dado. Em seguida, os escolhidos saem da sala e decidem quem fará primeiro o percurso de obstáculos; neste tempo, removem-se os obstáculos da sala. Coloque uma venda nos olhos do primeiro par­ticipante e leve-o ao local inicial. Enquanto ele percorre o caminho com muita cautela, o grupo pode rir e falar baixinho com gritos de cuidados e risos para indicar dificuldade. Quando terminar seu trajeto, tire a venda. Ele ficará surpreso. O segundo escolhido começa a sua trajetória de olhos vendados, enquanto os murmúrios aumentam.

Aplicação prática: As dificuldades são etapas normais da vida cristã. . Elas até podem ser empecilhos, porém, se caminhar com fé, elas desaparecerão. O medo é que pode ser o pivô de dificuldade e insegurança.

Para pensar: “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão" (rm. 14:13)

Fonte: Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico
Autora: Débora Ferreira da Costa

MENSAGEM DO DIA


"... Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus..." (Rm 8.28.).

Como é ampla esta afirmação do apóstolo Paulo! Ele não diz: Sabemos que algumas coisas, ou a maioria das coisas, ou as coisas alegres, mas todas as coisas. Da mais insignificante até a mais marcante; do acontecimento mais corriqueiro da vida diária, até às maiores experiências da graça.
 E todas as coisas cooperam - elas estão operando. Não diz que operaram ou operarão; é uma operação no presente.
Neste momento mesmo, alguma voz pode estar-lhe sugerindo: "Os teus juízos são um grande abismo." No entanto, os anjos no céu, que tem uma visão mais ampla do grande plano de Deus, podem exclamar: "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras." (SI 145.17).
E também, todas as coisas cooperam. Há uma interligação em tudo. Muitas cores diferentes, em si mesmas talvez feias e inexpressivas, são necessárias para se tecer um padrão harmonioso.
Muitos tons e notas musicais, até mesmo dissonantes, são indispensáveis para se compor um hino harmonioso.
Para montarmos uma máquina, precisamos de muitas rodas e junturas separadas. Se tomarmos um fio de linha, ou uma nota, ou uma roda dentada, isoladamente, não discerniremos ali nenhuma beleza.
Mas, se completarmos o tecido, combinarmos as notas, ou juntarmos as peças de ferro e aço, veremos como é perfeito e simétrico o resultado. Aqui está a lição para a fé: "O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás." — Macduff.
Em mil aflições, não são quinhentas delas que cooperam para o bem do crente, mas novecentas e noventa e nove e mais uma — as mil. — Jorge Muller |

Fonte: Mananciais no Deserto
Autora: Lettie Cowman

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O PORCO E O CAVALO



Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça.
Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo.
Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo.
Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário :
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.
Neste momento, o porco escutava toda a conversa.
No dia seguinte deram o medicamento e foram embora.
O porco se aproximou do cavalo e disse :
- Força amigo ! Levanta daí, senão você será sacrificado !
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora.
O porco se aproximou do cavalo e disse :
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer ! Vamos lá, eu te ajudo a levantar... Upa !
No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse :
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse :
- Cara, é agora ou nunca, levanta logo ! Coragem ! Upa ! Upa ! Isso, devagar ! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa vai... Fantástico ! Corre, corre mais ! Upa ! Upa ! Upa !!!
Você venceu, Campeão!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa... "Vamos matar o porco!"
Isso acontece com frequência no ambiente de trabalho.
Ninguém percebe, quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso.
Saber viver sem ser reconhecido é uma arte.
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se :
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.
Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso. 

ATIVIDADES BÍBLICAS





quinta-feira, 7 de junho de 2012

MENSAGEM DO DIA



"Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite?"      (Jó 35.10.)

            "Você tem noites de insónia, revirando-se sobre o travesseiro e ansioso pelos primeiros raios da manhã? Peça ao Espírito Santo que lhe dê, então, a capacidade de fixar os pensamentos em Deus, seu Criador, e creia que ele poderá preencher as horas vazias, com cânticos em sua alma.
A sua noite é uma noite de luto? É, muitas vezes, em tais ocasiões que Deus se achega ao que chora e assegura-lhe que ele chamou o ente querido que partiu, para participar da gloriosa multidão. E esse pensamento já traz o começo de um cântico.
               É a sua noite uma noite de desânimo e fracasso, real ou imaginário? Ninguém o entende; seus amigos o desprezam; mas o seu Criador se aproxima e lhe dá um cântico - um cântico de esperança, o cântico que você está precisando ouvir. Assim pois, esteja pronto para cantar, quando ele lhe der o cântico.
Somente na tempestade podemos provar se a embarcação é forte; e o poder do evangelho numa vida só pode ser plenamente demonstrado, quando o crente é submetido a uma grande aflição.
              Para Deus demonstrar o fato de que ele “inspira canções de louvor durante a noite”, ele precisa primeiro fazer a noite. – William Taylor

Fonte: Mananciais no Deserto
Autora: Lettie Cowman

O PODER DA ORAÇÃO DE UMA MÃE








Uma família Cristã estava passando por serias necessidades financeiras e de enfermidade, ainda que se mantivessem firmes crendo na cura e na mudança dessa terrível situação. O pai da família estava desempregado devido a uma doença que o deixara temporariamente prostrado. A mãe era uma mulher de oração, e vendo a necessidade de alimentar aos seus três filhos, foi ao quarto para clamar ao seu bom Deus. Depois de um longo momento na presença de Deus, sentiu a voz do Espírito Santo no seu coração dizendo para ir à mercearia do Seu Breno.
-Na mercearia do Seu Breno? Pensou Rose. Esse homem é muito bravo e não gosta das pessoas, e se eu ainda for lá sem dinheiro….
-Vá à mercearia de Seu Breno… repetiu a doce voz no seu coração.
Então a mãe cheia de fé se levantou e com um de seus pequenos foi à mercearia.

Figura 1

Chegando lá, estava seu Breno com cara de poucos amigos e disse para ela.
-Pois não senhora! Precisa de quê?
-Bem, veja só. Queria saber se o senhor pode me fazer um crédito… é que o meu marido está doente e…, disse a mãe conturbada sem saber ao certo o que dizer.
-Fiado? De jeito nenhum! Eu não vendo fiado pra ninguém e a senhora sabe muito bem disso! Da onde tirou a ideia que eu faria uma exceção com a senhora! Pode esquecer!
-É que… sabe… eu estava aflita pela nossa situação e orando, Deus me disse para vir aqui e…

Figura 2

-Deus? Tá brincando! Ele lhe deu meu endereço e o meu telefone??! Kkkkkk!  Veja senhora, eu não acredito em Deus, e quer saber quem me ajuda aqui? Não é Deus não, é o meu braço, meu trabalho, meu suor! Há anos que trabalho e por isso não vendo fiado, porque o que tenho custou muito! Com certeza a senhora se equivocou! Mas quer saber? Para a senhora não ficar com dúvida, acabo de ter uma ideia fantástica! Veja aqui tenho uma balança de contrapeso que pertenceu ao meu avô! Ela já está aposentada, mas vamos fazer o seguinte. A senhora me dá a lista de compra, a gente coloca a lista num dos pratos da balança e eu darei de graça em mantimentos o quanto a lista de compras pesar.

Figura 3

A mãe pegou uma caneta e um papel, fez uma breve oração e começou a escrever com firmeza. Depois de uns minutos entregou o bilhete para seu Breno, que com ar de zombaria estava ajeitando a balança no meio do balcão.

Figura 4

Quando Seu Breno colocou o papel no prato da balança, algo incrível aconteceu. O prato desceu tudo! Seu Breno esfregava os olhos sem saber o que fazer! O que seria aquilo…. como era possível!!!

Figura 5

O homem espantado começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada. Era uma montanha de mantimentos que encheram duas sacolas.


Figura 6

A mãe muito emocionada, levantou os braço louvando ao Senhor, tomou o seu filho nos braços e juntos agradeceram. Mais uma vez Deus tinha sido fiel!
Com grande alegria pegou as sacolas e saiu da mercearia não sem antes agradecer com um abraço apertado ao Seu Breno que ficara boquiaberto.

Figura 7

Depois que a mãe saiu, o comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido… Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: “Obrigada Senhor porque a tua Palavra diz: jamais vi o justo desamparado,  nem a sua descendência a mendigar o pão!”
- Valeu cada centavo.. Acho que a partir de hoje deixarei de confiar no meu braço , pensou Breno com um sorriso de satisfação.


Fonte: http://portalsementinhakids.com/

VÍDEO PASSO A PASSO: VASO DE PALITO DE PICOLÉ


quarta-feira, 6 de junho de 2012

DINÂMICA: O PRESENTE



Objetivo: Promover conhecimento e amizade no grupo.

Material: Uma caixa bem enfeitada com um laço de fita.

Procedimento: Entregue o presente e convide as pessoas a se sentarem em forma de círculo, e explique como fazer o exercício.
Enquanto se entoa uma música, o presente corre de mão em mão. A um sinal, interrompe-se o exercício. A pessoa que ficou com o presente, apresenta-se ao grupo como um presente de Deus para a equipe. Diz seu nome e o que gosta de fazer nos momentos livres. O exercício continua assim até que a maioria tenha se apresentado. No caso de uma pessoa ficar mais de uma vez com o presente, o grupo tem o direito de lhe fazer uma pergunta ou pedir para que realize uma tarefa: contar um fato engraçado, cantar, fazer mímica, contar uma história, uma pergunta bíblica, enfim, a tarefa pode variar bastante.

Para pensar: "A amizade é um tesouro verdadeiro, pois sendo bem cuidado pode durar a vida inteira".

Fonte: Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico
Autora: Débora Ferreira da Costa

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MENSAGEM DO DIA



"... Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério.. (Is 28.12.)

Por que nos inquietarmos? De que serve a ansiedade? Estamos a bordo de uma embarcação que não seríamos capazes de pilotar, ainda que o grande Capitão nos colocasse ao leme; cujas velas nem sequer saberíamos manejar; e contudo nos inquietamos, como se fôssemos o capitão ou o timoneiro.  Aquietemo-nos! Deus está no leme!
Talvez pensemos que todo esse rumor e confusão que nos rodeiam são sinais de que Deus deixou o seu trono.  Mas não é verdade.  Os corcéis de Deus avançam impetuosamente e a tempestade é o seu carro; mas há um freio em suas queixadas, e ele tem as rédeas em suas mãos e guia-os como quer!  Jeová ainda reina; creiamos nisso. Paz seja conosco! Não temamos.  C. H. Spurgeon

Minha alma, esta noite,
Repousa tranquila:
Tormentos estalam, nos mundos de Deus.
Nos mundos de Deus, e não teus.
 Fica em paz.

Minha alma, esta noite,
Repousa sem medo:
 O braço de Deus conterá o tentador.
O braço de Deus, não o teu. Fica em paz.

Minha alma, esta noite,
Repousa confiante:
Do seio de Deus vem consolo ao que chora.
 Do seio de Deus, não de ti. Fica em paz.

Minha alma, esta noite
Descansa tranquila:
 0 amor do teu Deus é constante e não muda.
 O amor do teu Deus, não o teu.
 Fica em paz.

Não devemos dar lugar ao desânimo. É uma tentação perigosa,  cilada sutil do inimigo. A melancolia faz contrair-se e murchar o coração, tornando-o incapaz de receber as impressões da graça. Ela exagera as dificuldades e lhes dá um colorido falso, e o nosso fardo torna-se, assim, pesado demais. Os propósitos de Deus a nosso respeito, e os seus métodos de realizar esses propósitos são infinitamente sábios. –Madame Guyon


Fonte: Mananciais no Deserto
Autora: Lettie Cowman


DINÂMICA: BRILHANTE




Objetivo: Possibilitar ao grupo um momento de análise sobre situações que impedem que o brilho do rosto seja refletido.
Material: Distribua folha de papel e lápis.
Procedimento: Comece a dinâmica dizendo que todos conhecem o seu potencial de conquistas para viver. Há pessoas que são mais afetivas e carinhosas, estimulam o crescimento de companheiros e com isso crescem também; estão sempre rompendo barreiras, conseguindo superar problemas de forma milagrosa. Outras vivem com medo latente de tudo, principalmente pelo fato de nunca conseguirem superar dificuldades e começar a ver frutos positivos do esforço humano. O rosto apagado precisa ser revigorado pelo Senhor. A Bíblia diz: "Quem é como sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda" (Ec 8.1).

A seguir, peça que desenhem um belo sol. Após terminar a tarefa,
devem pensar e responder:
- Onde preciso brilhar?
- Quais os lugares do dia que preciso brilhar como o sol?
- Quais os lugares noturnos que preciso brilhar como a lua?
- Onde preciso ser uma estrela reluzente durante a noite?
- Qual o meu esforço empregado?
- Quais as dificuldades que preciso superar?
- A falta de brilho no rosto é devido a:
 ( ) Saudade de alguém
 ( ) Saúde
 ( ) Falta de dinheiro
 ( ) Mal humor
 ( ) Falta de perdão
 ( ) Sentimento invejoso
 ( ) Ciúme excessivo
 ( ) Paixão não correspondida
 ( ) Falta de oportunidade
 ( ) Falta de uma profunda comunhão com Deus
 ( ) Falta de tempo para a prática da leitura bíblica

Para pensar: A maior dificuldade que o homem precisa superar estão escondidas no seu interior; se conseguir derrotar os grandes gigantes que o impedem de enxergar as muitas dificuldades, o quadro de derrota e sofrimento será totalmente revertido.


Fonte: Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico
Autora: Débora Ferreira da Costa